Política Pública de Esporte e Lazer

sábado, 10 de dezembro de 2011


Por que confrontar setores políticos partidários e científicos/ pesquisadores do esporte e lazer ao tentar pleitear tais espaços de Governo/Estado?! Muitas vezes nós, profissionais que tratamos diretamente de tais assuntos, perdemos espaços importantes para implementar nossas idéias por não dar credibilidade a determinados ambientes/setores promovidos pelo Estado. No ultimo período do Governo Lula foram constituídas diversas Conferências debatendo temáticas de direito e do bem público. Dentro das Conferênicas que participei (Juventude, Esporte e Educação) pouco vi da participação dos "cientistas" (exceto na área de Educação), deixando assim os espaços a "mando" dos setores partidários e dos movimentos sociais (como um dia já ouvi: Espaços vazios estão para serem ocupados!). De certa forma acho justo a participação deste último, afinal eles seguem um pensamento ideológico e buscam ocupar todos os espaços para que possam materializar seus ideais. Minha reflexão crítica vai àqueles que querem firmar uma dicotomia entre as duas alas, onde se prevalece especificamente a relação de disputa de poder! Eu parto do pressuposto de que essas duas alas precisam dialogar e dar respostas ao principais interessados nessa história: A população Brasileira.

Será que se realmente pensássemos no papel do Esporte, a quem pleteio como eixo nesta postagem, na formação do cidadão ciente do seu papel na sociedade estariamos, enquanto "classe profissional", participando ativamente desses espaços?! Ou será que só se faz interessante participar daqueles que exclusivamente tem um retorno de status quo ou melhoria financeira?!

Acredito que se queremos mesmo Democratizar o Esporte precisamos ocupar os espaços que são publicizados, seja participando de Conferências ou atuando nas pastas do Governo. Será muito mais sensato que acirrar disputas entre políticos partidários e "técnicos". Cada qual deve experenciar a vivência de cada um e construir um caminho sólido para o fortalecimento do Esporte no Brasil. Desta forma, com o conhecimento teorico e olhar da prática sob um ideal poderão dialogar para traçar novos rumos ao Desenvolvimento do Esporte em nosso País. Um desenvolvimento que compreenda o Esporte como um dos agentes condutores na construção de um País Soberano e com compromisso na transformação da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...