Terça-feira (29 de Jan 2013) foi dia de aventura, porque os transito de maneira geral nessa cidade está uma graça! Nesta data resolvi não ir caminhando para casa (iria demorar aproximadamente 30 minutos a caminhada). Fiz a opção por pegar um ônibus.
Parada cheia! As 17h 30min passa um ônibus muuuuuito lotado do qual o motorista faz sinal de que estava vindo outro atrás (e mais espera)...
No segundo grande ônibus lotado o motorista nem parou. Até fiquei um pouco na rua fazendo sinal com o braço para que pudesse me ver (tentativa em vão! Ele fingiu que não me viu, tenho certeza!). Com minha super paciência (irônica) devido a demora, eu e um grupo de passageiros bastante aborrecidos (...na verdade passageiras) lançamos o desafio: No terceiro ônibus que aparecer vamos ficar na frente dele (agora quero ver passar por cima... DUVIDO)!
E as 18h 30min passa outro graaaande ônibus lotado e que graças ao coletivo não queimou a parada! SIM... NÓS FICAMOS NO MEIO DA RUA EM FRENTE AO ÔNIBUS... Conseguimos subir! Um ônibus ‘abarrotado’ de gente que se espremia mais e mais junto ao motorista a reclamar! Um caos! Eu que tinha paciência me vi perdé-la. Definitivamente não aguentei ouvir o motorista reclamando da gente porque ficamos na frente do ônibus! Ele afirmava que era bom que alguèm fosse atropelado. Senti-me obrigada a pedir ao senhor motorista que se ele quizesse podia me atropelar, porque talvez assim ia ‘bater’ imprensa... Alguém ia olhar pra gente e ver essa situação de descaso com a população Recifense que após um dia pesado de trabalho tem que se submeter a um transporte publico que não oferece nenhuma qualidade, a nós senhores usuários, e que ano após ano cobra aumentos de passagens.
Entendo o lado dele (o motorista)... O ônibus estava lotado! Os ônibus estavam lotados! Nem o motorista e nem os usuários tinham culpa nisso. O motorista quer fazer seu trabalho, seguir seu percurso, ganhar “seu ganha pão”! O usuário após uma dia cansativo de trabalho, seguindo seu percurso, ganhando seu “ganha pão”, só queria chegar a sua casa e descansar! Um ônibus não pode ulrapassar o limite de passageiros permitido para tráfego na linha. O usuário não deveria esperar mais de uma hora para ter acesso ao transporte. Tem coisa errada! Todos os anos tem aumento nas tarifas de transporte para os usuários. E esse dinheiro é utilizado para que? ônibus novos? Aumentar a frota? Com certeza isso não é o que está acontecendo com a linha UR7 – Várzea!
Com um sistema público de transporte ‘eficiente’ feito esse, não me causa nenhum espanto as motivações para que mais pessoas queiram ter seus carros e motos (nem digo bicicleta ainda porque NÃO temos ainda vias suficientes que permitam que ciclistas trafeguem com segurança e que sejam respeitados no trânsito)!
Voltando a história, no final a nossa organização resolveu nosso problema imediato: Entrar no ônibus e voltar para casa! Mas isso não coloca um ponto final nos problemas de mobilidade urbana, de falta de qualidade no transporte público, e etc. Com certeza na quarta, quinta, sexta, e tantos outros dias (no mesmo horário) a história será a mesma! Quefazer?
É um absurdo que tenha chegado a esse ponto. Mas acho que precisamos cobrar mais da qualidade do transporte público! Assim como foi possível nos organizarmos para parar o ônibus, podemos nos organizar para alcançar um novo patarmar! Organizar para lutar por mais qualidade no transporte, passe livre para estudantes, e tantos outros tópicos podem ser apresentados! Afinal, "Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas." Karl Marx!
Nesta luta e tantas outras camaradas, conte comigo!