Recife e o Halo Solar!

domingo, 17 de fevereiro de 2013
Foto: Thamires Lucena Recife / PE

Hoje o dia amanheceu assim para os Recifenses! Fiquei curiosa, intrigada com o que via... Até porque a dona Ana Claudia Palhares acabou me assustando um pouco com a simples mensagem de olha o sol, e ponto (estou ficando meio 'noiada' com essas histórias de meteoros, meteoritos e afins! kkkk)! Peguei o óculos escuro e fui olhar! Logo depois chamei a família também e tirei essa foto!
 
Com a ajuda dos colegas internautas (colegas do facebook) descobri do que se tratava! Veja a reportagem do G1:
 
"Os moradores do Recife podem observar, na manhã deste domingo (17), um fenômeno meteorológico: um halo solar se formou, devido a uma grande concentração de nuvens altas, do tipo cirrus, que está sobre a cidade.
O halo é uma espécie de arco-íris em torno do sol. As nuvens que o causam, que não provocam chuva, são formadas por pequenos cristais de gelo. Eles, por sua vez, funcionam como prismas e a reflexão da luz dá origem ao halo.
De acordo o serviço meteorológico Climatempo, o halo solar pode se formar em qualquer lugar, em qualquer época do ano, sendo necessária apenas a presença desse tipo de nuvens cirrus. No caso do Recife, "a circulação dos ventos no níveis mais elevados da atmosfera está facilitando o surgimento das nuvens cirrus sobre o Nordeste e de outras nuvens carregadas, que provocam chuva", diz a nota do Climatempo."

1 comentários:

  1. aninha. disse...:

    hahaha Olha aí, mais uma curiosidade aprendida. =]

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...