26 de Junho de 1968

domingo, 26 de junho de 2011



A ultima postagem do Blog de Elis sobre o assunto e uma imagem do site Vermelho me motivaram a escrever sobre isto hoje. Afinal, esta com certeza não foi uma data comum. Foi o dia em que 100 mil jovens, artistas, intelectuais, padres e mães ocuparam as ruas do Rio de Janeiro num protesto contra a Ditadura Militar. Protesto este que foi um dos vários atos que o Movimento Estudantil foi vanguarda na luta contra opressão, contra censura, contra a mercantilização da Educação, contra a imposição do nosso vizinho imperialista de tornar nossos homens e mulheres escravos de seu capitalismo selvagem!

Graças a bravura dessa juventude, desses Brasileiros, nasci num País em que agora podemos escolher nossos governantes, que podemos também nos organizar em tantas Entidades! Desde as Entidades Históricas (UNE/UBES) até DCE, DA, CA (como também entre tantos outros Movimentos Sociais) sem clandestinidade... Presto aqui uma singela homenagem àqueles que lutaram e jamais calaram diante das injustiças na época cometida.

Com certeza a luta inspira que tantos outros jovens que não vivenciaram a Ditadura a continuarem a lutar por um a País soberano, democrático e popular!


Para finalizar, o hino da Gloriosa Entidade Histórica que sempre vem pautando/travandos lutas no Movimento Estudantil! Viva o Movimento Estudantil! Viva a UNE!


Hino da União Nacional dos Estudantes - UNE

Composição: Vinicius de Moraes / Carlos Lyra

União Nacional dos Estudantes
Mocidade brasileira
Nosso hino é nossa bandeira

De pé a jovem guarda
A classe estudantil
Sempre na vanguarda
Trabalha pelo Brasil

A nossa mensagem de coragem
É que traz um canto de esperança
Num Brasil em paz

A UNE reúne futuro e tradição
A UNE, a UNE, a UNE é união
A UNE, a UNE, a UNE somos nós
A UNE, a UNE, a UNE é nossa voz

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...