Dilma anuncia que enfrentará crise com investimentos em educação

terça-feira, 16 de agosto de 2011
A criação de quatro novas universidades federais, a abertura de 47 novos campus universitários e 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica espalhados em todo o país fazem parte da expansão da rede federal de educação superior anunciada pela presidenta Dilma Rousseff em solenidade na manhã desta terça-feira (16), no Palácio do Planalto.

Dilma anuncia que enfrentará crise com investimentos em educação


“A presidente Dilma avança no caminho certo: de criar estrutura de base, de fortalecer a educação, para que o desenvolvimento econômico que o Brasil mostra hoje tenha instrumentos para se consolidar a médio e longo prazo. E para isso precisamos de pessoas qualificadas, de recursos humanos, de educação”, avalia o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).

A presidente Dilma disse que se o Brasil tivesse investido em educação no passado, já teria alcançado o pleno uso dos seus potenciais econômicos e a população já teria acesso a um padrão de conhecimento e de vida mais elevados. Segundo ela, a educação é um poderoso instrumento de construção da desigualdade e vai estimular o desenvolvimento regional.

E acrescentou que “vamos enfrentar a crise da forma mais eficaz de fazê-lo que é garantir que o nosso país permaneça no trilho do desenvolvimento sustentável. Gastos significativos na área da educação são um grande investimento para o país”, garantiu, anunciando que novas unidades de institutos federais serão construídas nos próximos anos.

Prefeitos de diversos municípios e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinaram termos de compromisso para a construção de 120 unidades de Institutos Federais de Educação em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. A previsão é de que todas as unidades estejam em funcionamento até 2014, de acordo com Ministério da Educação (Mec).

No início da solenidade, ao saudar os convidados, a presidente Dilma brincou com os líderes estudantis – o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Daniel Iliescu, e o presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Yann Evanovick.

Ela contou que o governador Eduardo Campos está impressionado com a capacidade de articulação deles e quer levá-los para Pernambuco. “Se vocês querem manter atuação nacional, não passem perto dele”, aconselhou a presidente.

De Brasília
Márcia Xavier
 
Fonte: Site Vermelho 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...