A UBM – União Brasileira de Mulheres em Pernambuco realiza nesta sexta-feira (19), das 8h às 17h, no auditório da Sociedade de Medicina de Pernambuco, na Praça Oswaldo Cruz, 393, Boa Vista, o Seminário Gênero, Mídia e Violência. O evento busca contribuir para o enfrentamento da violência contra a mulher e o combate a todas as formas de discriminação às mulheres nos meios de comunicação e tem como público-alvo, jornalistas, estudantes do curso de Comunicação e militantes feministas.
O encontro integra projeto da UBM nacional e acontecerá em outras 16 cidades do Brasil em convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República.
A programação inclui a realização de palestras a cargo de Cristina Maria Buarque, secretária estadual da Mulher; Lenise Valetim, delegada do Departamento de Polícia da Mulher; Doris Margareth de Jesus, coordenadora nacional do Projeto e membro da UBM; Patrícia Bandeira de Melo, pesquisadora da Fundaj; Ana Veloso, professora de Jornalismo da Unicap e Sandra Raquel Azevêdo, pesquisadora da UFCG.
Segundo as organizadoras, com o evento pretende-se extrair diretrizes para orientar os profissionais da imprensa pernambucana e os agentes que atuam na rede de proteção às mulheres no enfrentamento da violência doméstica no Estado.
Informações e pré-inscrição pelos telefones: (81) 3221-5519 begin_of_the_skype_highlighting (81) 3221-5519 end_of_the_skype_highlighting/ 9954-1051 ou pelos e-mails: ubmpernambuco@yahoo.com.br / inamaramelo@yahoo.com.br.
Programação:
8h30 – Credenciamento
9h30 – Abertura: Apresentação do Projeto “O Protagonismo das Mulheres e a Democratização da Mídia”.
9h45 – Tema I: Gênero e Violência
a) Relações de gênero e violência: reproduzir ou reconhecer e resistir.
b) A Lei Maria da Penha, seu significado e efetividade.
10h30 – Palavra aberta
12h – Almoço
14h – Tema 2: Gênero e Mídia
c) A mídia como propagadora de valores e reprodutora do status quo.
d) A notícia da violência contra a mulher
e) Formas de violência simbólica e as mulheres como protagonistas do controle social sobre a mídia.
15h – Palavra aberta
16h – Lançamento da campanha contra a veiculação de conteúdos discriminatórios na mídia e formação dos GT’s permanentes:
01. Observação da mídia.
02. Mobilização Social pela efetivação da Lei 11.340/2006 e implementação do Pacto II.
17h – Encerramento
Da Redação do site Luciano Siqueira.
0 comentários:
Postar um comentário