Os anos passaram e o governo não é o mesmo de 1995

domingo, 11 de setembro de 2011
Foto tirada por Thamires Lucena

Na ultima quarta - feira (07 de Set. 2011) "matei" um grande desejo de participar do Grito dos Excluídos aqui em Pernambuco. Fui... E levando em mim a mesma idéia romântica (de quando era criança) de que aquele seria, talvez, um dos poucos atos em que iria ver Igreja e movimentos sociais de um mesmo lado. O lado da luta por uma sociedade mais justa! Engano meu, este grito que não é o meu "grito" (pois não me contempla), não é mais o mesmo de outrora.

Poucos jovens envolvidos, poucos movimentos sociais (acredito que estavam presentes 2 mil pessoas)! Mas o porquê de tudo isso?! Acho que a resposta fica dita entre as linhas de como sempre foi a construção / constituição da mobilização deste evento: 

  • "Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos." Texto retirado do site do Grito dos Excluídos

Os anos passaram e o governo não é o mesmo de 1995, ano em que foi realizado o 1º Grito dos Excluídos.  Não estamos mais num governo que fecha Universidades públicas, que vive das privatizações, que usou da maquina para "vender" nosso País! O momento agora é outro, este é um governo em parte de esquerda! Um governo que ampliou o número de Universidades Públicas, que valoriza o que é do Brasil e que usa a máquina para trilhar rumo ao Desenvolvimento Nacional. Quando digo em parte de esquerda, é porque ao lado destes seguem forças de coligação partidária que podem até querer um País desenvolvido. Mas esse desenvolvimento que eles buscam será para refletir na vida de poucos e que com certeza vos digo: estes não são os excluídos do qual trata a manifestação!

É bem verdade que para alcançarmos um Brasil que realmente defenda os anseios de todo o povo brasileiro teremos que dar muito passos nesta empreitada. E para isto precisamos da força dos movimentos sociais dando a linha de qual futuro queremos para o nosso País. Só porque o governo é em parte de esquerda não significa que podemos aceitar que forças retrógadas, que estão tentando afundar a gestão, tomem frente das ações a serem consolidadas no Brasil! Faz-se necessário que os movimentos sociais apontem os caminhos para o governo, o que se faz necessária é pressão popular! É preciso que os movimentos Sociais briguem menos por poder e lutem mais pelo povo. Que em atos como estes prezem por pautas que unifiquem todos os sindicatos e entidades estudantis (o que para mim isto não ocorreu) para que assim nossas reivindicações saiam ainda mais fortalecidas. 

Por fim,  amanhã vai ser outro dia  e espero que a próxima manifestação tenha uma construção diferente. Onde todos e todas se sintam a vontade de abraçar suas bandeiras e pintar seus rostos de povo!



 * Fotos tiradas por Thamires Lucena


Ps.: Disponibilizo dois vídeos que gravei no Grito dos Excluídos 2011! Viste meu canal no youtube!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...