Vida real na TV?!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Há quem me crítica de certa forma por dar 'IBOPE' ao que aconteceu no Reality Show mais famoso do Brasil (isso não dá para negar que ele é!). Mas achei muito interessante o que o fato gerou na população, a princípio, que tem acesso a internet. Não defendo o programa, até porque  eu nem defendo o conteúdo programático definido por essa emissora (e isso vai desde os jornais até o próprio BBB). Acredito que as discussões entorno  dele geraram elementos interessantíssimos que poucas vezes a gente vê sendo discutido com tanta força e amplitude pelos diversos segmentos sociais. Sendo estes os debates: De gênero, raça e mídia.

O de gênero caracterizado especificamente no debate de opressão a mulher. Quando a mulher tem o seu corpo 'violado' para todo Brasil. Onde em mais de 7 minutos de vídeo as pessoas assistiram tal opressão e começaram a denunciar o suposto 'estupro'. A garantia e defesa aos direitos da mulher foi tão fortemente colocado que ganhou os TT's do twitter, denúncias a emissora, mobilização dos movimentos de mulheres e denuncia a polícia que se colocou a investigar/apurar o fato.

Em consequência disto vieram os que afirmavam que ela estava consciente e que a polêmica foi gerada porque estava no episódio o envolvimento de um negro, o único negro da casa! Onde de forma infeliz o Pedro Bial , fez questão de trazer essa lembrança, na estréia do programa quando o questionou por isso e imediatamente ouviu um boa resposta. Para o público que o defendia se a emissora tomasse uma postura de retirar o candidato do programa seria incitar o racismo. Afinal, estamos numa sociedade em sua essencia construída pela mistura de cores e ritmos, onde a maioria da população se declara parda ou negra, onde historicamente os jovens negros se configuram entre dados de menores oportunidades. Sendo este um segmento que ainda  está sobrerrepresentados entre os que não trabalham e nem estudam e que quando estes tem sua inserção no mercado de trabalho é em condições de maior precarização perante a dos jovens brancos, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). É de causar indagações por ser o único negro!

Enfim, o único negro da casa foi expulso, segundo Pedro Bial, por violar as regras do programa. Regras do programa?! Seria isso mesmo ou seria a violação a direitos individuais garantidos?! Foi aí que ficou para mim muito mais claro como é grande a disparidade entre o que acontece de fato pay-per-view e o que eles editam para passar ao grande público. Eles (os editores) conseguem transformar anjos em demônios, tentativas de estupro em uma bela e linda paixão de carnaval. Visualizo como a globo se coloca acima da Lei para manter seu Ibope e fazer com que a população acredite que aquilo é sim vida real na TV. Porém, eles não relatam para a população que essa vida vem recheada de edições e censura à atuação dos participantes. É um jogo de vale tudo onde quem ganha de fato não é os participantes, nem tampouco os telespectadores, mas a grande rede Globo. Expulsar o candidato ou a candidata não resolverá! Pois como já foi dito por alguns nas redes sociais "A rede Globo é o verdadeiro estuprador da Sociedade!".

Acredito que levantar tais elementos são importantes no que tange o pensar a nossa sociedade livre de opressões, racismo e com uma mídia mais preocupada em informar de maneira imparcial a sociedade. E para instigar esse pensar e assim fazermos a revolução é  preciso atrair mais pessoas a pensarem tais elementos que podem ser travados no cotidiano. Buscando assim, a partir do que é construído no seu dia-a-dia, forjá-los a pensar, refletir e agir compreendendo o seu papel de cidadão transformador do mundo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...