Um desabafo e uma opinião...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Por Melka Pinto

Fiquei muito triste agora quando vi o facebook do menino que mataram aqui na Ilha durante as Katraias não tem como não se sentir mal ='(

É como o professor de psicologia disse uma vez: "-as pessoas tem necessidade de olhar de perto porque ao mesmo tempo tem o sentimento de alívio, elas pensam: ainda bem que não foi comigo" e eu digo mais, ainda bem que não foi com ninguém que eu amo, agradeço a Deus por terminar o carnaval e tá tudo certinho com as preciosidades da minha vida, minha família, meus amigos! É por isso que eu amo o espiritismo, ele me dá a resposta pra tudo que eu preciso e me faz sentir melhor! Que Deus e os amigos de luz desse menino, o envolva com muita paz, serenidade e assim desejo pra família dele também =´( E abro um espaço também pra falar da violência durante as festas carnavalescas aqui na MINHA TERRA. Itamaracá é uma cidade muito linda, mas o povo daqui é muito carente de infra-estrutura, serviços de qualidade em educação e saúde, entre outras coisas. E a juventude daqui, ou seja, os nativos, estão cada vez mais marginalizados pela FALTA DE OPORTUNIDADES, é triste de mais quando eu vou pra rua e vejo o que eu vejo! Venda de drogas a torto e a direito, e olhe que eu tenho um pouco de experiência nessas coisas viu? (EPA, nunca vendi, mas já perdi muitos amigos pro tráfico) E a partir disso, vem os assaltos, os menores envolvidos por uma galera já experiente e toda a bandidagem que a gente já conhece. Então o que temos, cidadãos que deviam tá se divertindo, estudando, trabalhando, vivendo suas vidas dignamente QUERENDO ser OS REIS DO PEDAÇO e daí acham que são os donos do mundo por que tem "UM FERRO" na cintura e por motivos banais, pela falta de educação mesmo, acontece o que aconteceu com o Luiz Gustavo nas Katraias! Foi falta de segurança pública? Foi também, mas visualizo numa esfera muito mais ampla, por que eu sei o que acontece aqui!

E eu GRITO para os HIPÓCRITAS DE PLANTÃO que falam mal de Itamaracá no carnaval por conta dos presídios, em outros lugares como disse Thamires acontecem episódios IGUAIS "cenas tristes que não são relatadas na TV... ou não teria mais carnaval!" Não rola falar na mídia do alto índice de assaltos, homicídios, quando se tem o maior bloco do mundo nas mãos e tudo mais que temos no carnaval pernambucano, saca? E cá pra nós, vocês acompanharam a confusão lá da apuração dos votos das escolas de samba? Mostraram na TV um cara rasgando as notas e a gente sabe que ali só tem peixe grande, violência pesada, homicídio? NINGUÉM sabe, ninguém viu!
As coisas são assim em todos os lugares, a realidade é triste e miserável, mas por favor, não falem mal de Itamaracá, minha Ilha é tão vítima quanto todos vocês! Ô meu Deus, Ô nossos governantes, ROGAI POR NÓS!

[...]

Nem tudo é tão belo no Carnaval!
Por Thamires Lucena

Pois é Melka... Porque será que o Ministério Publico tava barrando as Prévias?! Pela onda de assaltos e violência gratuita que estava atormentando os moradores e os cidadãos que queriam festejar o único período do ano que se escuta frevo... se divulga frevo... se promove esta dança que é genuinamente PERNAMBUCANA e ao que parece só é valorizada nesta época do ano... Como já tinha dito mais cedo "Eu ficaria mais feliz se tivesse frevo o ano todo... e não SÓ no Carnaval! Parece que a gente só lembra de nossa cultura nessa época e olhe lá!" E com certeza esse episódio infelizmente aconteceu em vários pólos... não só em Itamaracá! Em Olinda nas Prévias, no Recife o Galo da Madrugada , como foi relatado por uma bombeira, a maioria das ocorrências era de pessoas acidentadas com arma branca, No Rio teve mulher assassinada com um tiro porque reagiu de forma negativa a uma paquera, em SP o episodio da apuração, e tantos outros! Também não basta ter uma boa segurança pública se não dermos um bom suporte na Educação Básica para que os jovens conheçam seu direitos, deveres e compreendam seu importante papel na construção da sociedade... Tudo vai virando uma bola de neve e é mais fácil pensarmos em paliativos do que transformarmos a vida de um cidadão ou poderia dizer TORNÁ-LO de fato um cidadão! Isso me faz até pensar qual é o real sentido do carnaval?!... Eu trocaria o carnaval por mais festivais de Cultura e arte promovidos durante o ano com seus objetivos bem delineado e bem organizado! Mas há uma questão ECONÔMICA envolvida para que o CARNAVAL se mantenha... vai ver que é por isso que só ouvimos o FREVO no carnaval!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...