UPE firma parceria para capacitar profissionais em novas tecnologias

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Formar profissionais altamente qualificados em novas tecnologias de telecomunicações. Esse é o principal objetivo de uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE), o Fitec (Instituto de Ciência e Tecnologia), especializado em Pesquisa e Desenvolvimento, e a Alcatel-Lucent (empresa multinacional de telecomunicações). O primeiro projeto utilizando o novo modelo de outsourcing tendo uma universidade como parceira já está em andamento e beneficia alunos, com aulas teóricas e práticas, e empresas com mao de obra especializada.

Na UPE, que montou um curso de especialização em redes IP nessa parceria com a Fitec, 10 professores e 14 alunos recém-formados participam do projeto, cujo período de desenvolvimento é de 11 meses. O professor da UPE, Carmelo Bastos, listou alguns dos benefícios para os envolvidos na iniciativa. “Além dos recursos, a UPE ganha visibilidade no meio acadêmico e profissional. E os alunos ganham bolsa compatível com o mercado e saem com emprego quase garantido.” Ainda segundo ele, a bolsa para alunos recém-formados é de R$ 2.055,00 por mês. Já os estudantes com mestrado ou dois anos de experiência recebem R$ 3 mil mensais.

A ideia da Fitec é ter um programa de treinamento e desenvolvimento em alta tecnologia envolvendo Universidade, Instituto de Ciência e Tecnologia e empresas, além de expandir o modelo com outras universidades parceiras próximas a cada uma de suas unidades. Através do modelo, a empresa passa a ter seus projetos realizados com pessoal altamente qualificado e bom custo-benefício. Além disso, há ainda a possibilidade de formar mão de obra especializada em sua área de atuação e de poder avaliar o profissional e contratá-lo ao final do projeto.

A UPE é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec PE).

Homenagem a Oswaldo Cruz

A Universidade de Pernambuco e a Igreja Católica homenagearam quarta-feira (22), no final da tarde, no campus da UPE do Recife, durante a abertura da Campanha da Fraternidade, os 140 anos de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que dá nome a um dos hospitais universitários da UPE.

Fonte: Governo do Estado / Sectec PE / Site de Luciano Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...