“Da unidade vai nascer a novidade”

domingo, 4 de novembro de 2012
Foi um movimento criado após a Indignação com a ausência da nossa representação estudantil, pois o Diretório Central dos Estudantes Prof. Paulo Freire ficou sem gestão por quase um ano, deste modo os estudantes ficaram sem sua representação nos espaços deliberativos da Universidade. Passado esse período, o movimento disputou as Eleições do DCE em 2009 perdendo para uma chapa composta por pessoas da antiga gestão, que acabou deixando o DCE sem gestão como hoje. Mas, cientes do nosso Compromisso com a Universidade, o movimento não parou e continuou atuando na Universidade, continuou discutindo as pautas políticas dos Estudantes da UPE. 

Acreditando que a Gratuidade da Universidade era um direito de todos e um dever do ESTADO, juntos com a União dos Estudantes de Pernambuco e a União Nacional dos Estudantes fizemos a Campanha “UPE e Sociedade: Todos juntos pela Gratuidade!”. Durante esta campanha fomos do Litoral ao sertão mostrando a importância de unirmos os estudantes nesta luta, pois era inadmissível estudar em uma Universidade Pública que NÃO era GRATUITA, sendo a UPE a única Universidade ESTADUAL PÚBLICA PAGA do PÁIS! A gestão do DCE daquele período não participou da campanha, acreditando inclusive que esta não deveria ser a principal pauta dos Estudantes da UPE. Mesmo sem a ajuda de nossa Representação Estudantil maior, propomos,reinvindicamos,construímos e participamos de Audiência na Secretária de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, fizemos abaixo-assinados pedindo não só o apoio estudantil, como também das autoridades e cidadãos Pernambucanos.Entregamos mais de 8mil assinaturas em mãos ao Governador. Após muita luta, após 20 anos a Universidade passa a ser pública de FATO e de DIREITO em 2010. Sendo isto não só um vitória do nosso Movimento, como principalmente dos 16 mil estudantes desta Universidade. 

Após esse período o movimento assumiu a Gestão do DCE UPE sendo eleito com 74% dos votos, o que caracterizava como um reconhecimento dos estudantes frente ao trabalho que foi construído pelo movimento na UPE. Com a idéia de construir de fato uma gestão democrática que possa ser atuante em todos os fóruns da UPE, o movimento buscou contribuir no crescimento da Universidade para que tornasse-a cada vez mais forte e qualificada assim como conquistar corações e mentes para construir um movimento estudantil universitário ainda mais aguerrido.
Encerrando sua gestão, o movimento tinha em si a certeza que de fato construiu uma gestão democrática e atuante no dia-a-dia da Universidade. Cumpriu o papel de fortalecer o Movimento Estudantil tornando esta entidade não só respeitada dentro dos fóruns da UPE como também nos espaços de cunho estadual e nacional. Podia-se dizer que o DCE tornava-se a segunda MAIOR Entidade Estudantil do Estado, não apenas por representar os 16mil acadêmicos,mas por seu protagonismo nas lutas diárias em prol de uma formação acadêmica qualificada e por uma Universidade que cumpra seu papel no Desenvolvimento da Sociedade Pernambucana. Foi esta gestão que:

• Logo após sua posse participou do Conselho de Entidades Gerais da UNE na Cidade do Rio de Janeiro! Neste Conselho participam todos os DCE’s e União de estudantes Estaduais espalhados pelo Brasil. O espaço teve como foco pautar o protagonismo da juventude como decisivo nas Eleições Presidenciais.

• Participou da III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ESPORTES representado pelo acadêmico Eduardo Reis (atualmente prof. Formado em Educação Física). Em que o mesmo foi o único representante do segmento estudantil do nosso Estado na Conferência!

• Na eleição para Reitor entregou documento com um conjunto de reivindicações dos Estudantes! Dentre elas destacamos o pedido por uma política mais efetiva de Assistência Estudantil na Universidade e a abertura do Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE – que ainda estava desativado.

• NA 1º CONFERÊNCIA DE GRADUAÇÃO DA UPE a Gestão construiu e debateu a Universidade e a sociedade junto com as demais representações estudantis da UPE. Além disto aprovou por aclamação duas moções de Apoio. A primeira pautando política de Assistência Estudantil e a segunda abordando Financiamento das Entidades Estudantis Organizadas na Universidade!

• CONSEGUIU UMA GRANDE VITÓRIA PARA O MOVIMENTO ESTUDANTIL – ABERTURA DO NAE! Desde 2008 o Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE – órgão suplementar que tem como papel discutir políticas de permanência dos estudantes na Universidade não funcionava. Com a participação desta gestão, o NAE foi ativado e ainda em 2011 divulgaria sua agenda de trabalho a toda comunidade acadêmica. Além disto começou a oportunizar também aos estudantes, através de editais, algumas bolsas de auxílio permanência, entre outros!

• PARTICIPANDO DOS CONSELHOS DA UPE GARANTE a construção e Aprovação do Novo Código de Ética; Aprovação da Mobilidade Acadêmica na Universidade; Discussão do Censo dos Professores;Acompanhamento de aprovação de diversas bolsas de monitoria, extensão, entre outras.

• INOVOU FAZENDO RECEPÇÃO DOS CALOUROS NO LISTÃO DA UPE! Os Calouros da UPE tiveram festa programada na divulgação do listão da Universidade!

• CONSTRUIU A CARAVANA DCE-UPE NO CONEB & BIENAL DA UNE! A entidade levou um ônibus com cerca de 47 alunos da UPE representando os estudantes da Universidade!

• Trouxe a Aula Espetáculo! Entidade faz a Programação das aulas magnas de 2011.1 no Campus Recife e Nazaré da Mata. Este foi feito em parceria com um programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia cujo representante é um professor da UPE.

• Participou do UPE na FOLIA! DCE participou do Carnaval sem esquecer a pauta do Movimento Estudantil! Para o desfile levou o “ônibus do interior – UPE” cujo objetivo foi lembrar do problema do transporte para estudantes do interior do qual isto é mais uma luta permanente por assistência estudantil!

• DCE ESTAVA COM A SOCIEDADE! A gestão participou de Protesto pacífico contra o aumento das Passagens na Região Metropolitana do Recife; Participação na 1ª Assembléia dos Estudantes, promovida pela União dos Estudantes de Pernambuco – UEP Cândido Pinto; construiu parceria com a SECTEC e UPE na promoção do Colóquio sobre Mulher e Ciência e Tecnologia; Parceria com SINDUPE na mesa redonda sobre gestão dos Hospitais Universitários; Entidade apoiou e lutou junto com a ADUPE na pauta de reivindicações do Plano de cargo e carreira e por contratação de mais Professores (do qual vimos as seleções que estavam e estam acontecendo); Participação na grande Jornadas de Lutas da UNE realizada em março no Recife e em Caruaru pelos 50% do fundo social do pré-Sal para a educação.

• Foi essa gestão que iniciou o processo de construção da PRIMEIRA OUVIDORIA ESTUDANTIL que funcionaria nos mesmos moldes das ouvidorias estatais (que infelizmente não teve o processo concluído devido a mudança de gestão);

• Foi esta gestão que construiu o CONEUPE mais representativo da história do Movimento estudantil da Universidade. Foram mais de 600 estudantes DE TODAS AS UNIDADES DA UPE reunidos para discutir Assistência estudantil. Não nego as dificuldade encontradas para a realização do evento. Como também não nego a sua importancia para a discussão das pautas do movimento estudantil independente de forças, grupos, e etc.

• Foi esta gestão que garantiu a reforma (material e compromisso da mão-de-obra ) da sede da Entidade que foi consumada no início da gestão posterior.
Enfim, foram muitas conquistas, dificuldades, vitórias e muita luta. Por uma diferença muito pequena de votos a chapa que se propunha dar continuidade ao movimento não foi eleita. E infelizmente as políticas que deveriam ser de ESTADO não se tornaram de GOVERNO. Na conjuntura pós-eleição o que se viu foi o enfraquecimento e esvaziamento do movimento estudantil. Do qual não quero aqui centralizar o debate, pois acho que não escrevo para desconstruir nem pessoas e nem gestões. Mas para esclarecer o que foi o movimento em respeito a história e a luta cotidiana quem de fato fez parte desta gestão e quis sim construir uma gestão muito vitoriosa. 

Ao movimento que surge na Universidade desejo muita LUTA! Tenha a certeza que muito vão querer desqualificar o trabalho por motivos pessoais, mas é preciso foco, debates e um coletivo forte para discutir e fortalecer o movimento estudantil na Universidade de Pernambuco. Não percam a ternura e o brilho no olhar na busca pelos seus sonhos mesmo que a batalha seja árdua. Lutem para fazer valer seus direitos de cidadão conscientes de seu papel nas transformações que vão para além dos muros da Universidade. Viva a Universidade, ame-a conhecendo suas virtudes e mesmo com seus problemas. Quanto aos problemas, tomando consciencia deles, você pode ser aquele que vai ajudar sim a mudar com soluções! Estar no movimento estudantil da UPE também é um exercício de cidadania em que você não vai só ajudar a Universidade na atual conjuntura, mas vai deixar legados para os demais jovens que sonham em viver o sonho da Universidade.

Faça parte,
Faça sua parte,
Faça história!
LUTE!

Eu acredito na força do Movimento estudantil!

Firme na luta, Camaradas!

1 comentários:

  1. Melka Pinto disse...:

    Líder!!!!!!!!! Se hj tô nessa é pq conheci vc e Vini! Parabéns por toda sua dedicação ao ME!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...