ENEM 2012

quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Fiz a prova do ENEM e achei muito bacana! É bom ver que exitem provas que não estão preocupadas com as formulas decorebas que é perpetuada por uma educação escolarizada tradicional. Os tempos vão mudando e a sociedade também precisa mudar. A escola precisa mudar! É claro que o ENEM ainda não é o modelo ideal de acesso a Universidade, porque o ideal é que ninguém precise passar por uma prova para ter acesso a uma Instituição de Ensino Superior, considerando que acesso a educação é um direito de todos e dever do Estado. Porém as mudanças na prova do ENEM sugerem mudanças de posturas do professor em sala de aula. É a mudança das metodologias de ensino e do currículo abordadas no contexto educacional.

Agora não admiti-se mais professores que venham com conteúdos que sejam apresentados de forma desassociada da realidade dos estudantes. Tampouco avaliações que busquem mais punir / reprimir os mesmos.  Agora não existe mais um conteúdo que seja soberano perante outros, pois por mais que tentem definir como ciências humanas, exatas ou das tecnologias... eles se entrelaçam, 'se casam', e tomam uma única dimensão... a dimensão que reflete a sociedade.

Hoje posso dizer, com toda a certeza, que a disciplina que em outrora foi utilizada com fins militaristas, esportivistas ou negligenciada no âmbito escolar ganha espaço e identidade na prova do ENEM. Seja pelo viés da cultura corporal de movimento, seja pelo aspecto da promoção da saúde. Na prova, a Educação Física ficou nitidamente expressa em questões que abordavam a obesidade, a corporeidade e as doenças como a diabetes. Confesso que fiquei muito feliz em ler o termo 'cultura corporal de movimento' na prova e me reconhecer enquanto classe (professor) nela. Isto mostra que aos poucos, nós profissionais de Educação Física, estamos assumindo nosso espaço e papel na escola.

Por outro lado, a prova do Enem ainda é bastante cansativa. Principalmente no 2º dia onde se responde a prova de redação. Porém isso não tira a beleza que é fazer uma prova lendo textos de Galeno, Nobert Elias, Martin Luther King com "eu tenho um sonho", Kant, Decartes, entre outros.

Enfim, foi muito bom poder participar desta prova e perceber a sua mudança, sua evolução! É verdade que não estamos com o modelo ideal, mas acredito que aos poucos vamos mudar SIM a perspectiva da escolarização brasileira se acreditármos que enquanto classe temos esse poder de propor as mudanças necessárias em beneficio da sociedade brasileira!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...