08 de Março... A luta continua!

sexta-feira, 8 de março de 2013
Hoje é um dia importante, dia internacional da mulher! Existem aqueles 'desdenham' da data, tentam minimizá-la com comentários do tipo ‘já que tem dia da mulher, deveria ter o dia do homem!’ ou ‘o dia da mulher é todo dia!’. Mas isso fica para quem não conhece o significado real da data. Uma data que marca a luta feminina!
 
Data esta em homenagem a mulheres costureiras que trabalhavam sob uma alta jornada de trabalho e recebiam remuneração menores que a dos homens, mulheres que resolveram lutar para buscar condições mais dignas, mulheres que se organizaram nos sindicatos para lutar por seus direitos e declararam greve, mulheres que foram mortas queimadas de maneira covarde ao serem trancadas numa fábrica! Hoje não é dia de festa, é dia de reflexão! É dia de se espelhar nestas e tantas outras mulheres que doaram sua vida na luta pela emancipação feminina. É dia de mais uma vez compreender que se hoje trabalhamos, praticamos esporte, votamos e somos votadas (dentre outras coisas) é porque teve muita mulher lutando para garantir esse direito que agora é de todas! E embora tenhamos avançado em alguns debates, precisamos ir além disto! Precisamos mostrar a sociedade o nosso direito ao nosso corpo, lutar pela equiparação salarial, lutar contra os assédios sofridos no ambiente de trabalho e todas as formas de opressão do qual somos cotidianamente submetidas.
 
Precisamos ter consciência disso para não acharmos que ser assediada (e outras coisas) é normal e que a culpa é nossa! (sim, existem pessoas que pensam assim... existem mulheres que pensam assim!). Falar que o dia da mulher é todo dia é muito bonito, mas não é o prático! O dia da mulher de todo dia é ser tratada como a empregada do lar, que está submissa ao marido, que seu corpo e suas vestimentas é o símbolo da tentação que seduz o homem que se acha no direito e no poder de fazer o que quer contra a vontade dela. O dia da mulher moderna é a de quem trabalha fora, no lar e que educa os filhos (sim, existem pessoas que tiram essa responsabilidade paterna).
 
Portanto homens que querem nos homenagear, guarde suas flores e panelas porque elas não nos interessam! Compartilhe conosco a esperança e a luta cotidiana de mostrar que nós, homens e mulheres, somos iguais e devemos lutar para trilhar em busca do desenvolvimento social a partir de um novo sistema político e econômico.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...