♫ Som da vez ♫

segunda-feira, 4 de março de 2013
Eu não faço comentários sobre os tópicos do '♫ Som da vez ♫', mas esse é especial!
 
Especial porque é uma música que me toca diretamente na minha posição de classe, posição de categoria!
 
Especial porque na época que escutei me trouxeram várias reflexões sobre o meu eu e o meu estar com o mundo, sobre o meu papel enquanto futura professora!
 
Especial porque foi a partir desta música que pela primeira vez um professor me convidou para construir uma aula com ele. Esse professor leva o nome de Cézar e com o carinho de seus educandos e amigos era chamado de Plic. Sim... Quem me conhece dos tempos de Diretório Acadêmico sabe como era problema disputar os espaços e se posicionar frente a este homem. Discordância havia muitas, mas o meu respeito a ele, enquanto um ser social de incompletude e que tinha profundo amor a ESEF, é enorme! Lembro muito bem quando estávamos em meio à semana universitária e o professor estava em uma mesa de debate promovida pela AAA / ESEF. Ao final da mesa fui falar com ele. Fui dizer que tinha escutado uma música que tinha despertado em mim muitas curiosidades, reflexões sobre a minha prática enquanto futura professora de Educação Física. Em meio à conversa, veio à proposta que na disciplina de Segmento II da ESEF trabalharmos com músicas no intuito de trazer esses mesmos questionamentos para os demais estudantes de minha sala. Lógico que eu adorei a ideia e fiquei super feliz por me sentir parte da construção de uma atividade para nossa sala de aula. Então, no seguinte dia de aula Marcelo fala da proposta que Plic havia conversado com ele e diz que já tinha trabalhado com música há algum tempo em sala de aula. Ele pede desculpas pela ausência de Plic (Marcelo Tavares muito educado) e explica que o mesmo não estava se sentindo bem e por isso não iria participar da aula. Então eu falo os motivos de ter essa próxima aula abordando algumas músicas e são escolhidas junto com a turma as que seriam trabalhadas (e obviamente a música que tinha falado para Plic estava entre elas e eu iria apresentá-la). Depois que acabou a aula, com posse de todos os nomes das músicas, corri para baixá-las e separá-las num CD para levar na próxima aula. Antes do dia chegar, vem a notícia de desagrado e aperto no coração. Plic já não estaria entre nós em terra! Falar sobre isso mexe profundamente comigo, pois só eu sei o que senti... Chorar e ouvir o CD sem acreditar causa um enorme vazio em mim. Sou muito grata a todas as discussões discordantes que mantivemos, a todas as conversas pós-sala de aula (sim, ele era o tipo do professor que acabava a aula e passava horas conversando com você sobre política, educação, sobre a vida! De perder a hora e chegar atrasado a compromissos importantes porque conversar com você era importante para ele). Ele foi para mim um dos exemplos de amor a Instituição do qual ele exerceu seu papel com muita seriedade e exemplo de professor que escutava o estudante em sala de aula. Lembro que paguei a disciplina num momento difícil para mim e que muitas pessoas me julgavam até como má ‘aluna’! Ele conseguiu me enxergar enquanto ESTUDANTE! Enxergar-me para além dos muros da sala de aula, da Universidade. Ele compreendia o que eu fazia e minhas escolhas. Compreendia que minhas decisões tinham fundamento e respondiam a minha responsabilidade enquanto categoria estudante. E isso eu posso dizer meus amigos, poucos foram os professores que compreenderam, respeitaram e viram em mim potencial para fazer diferente! E a estes professores são profundamente grata! A saudade e as lembranças me fazem publicar isto aqui e compartilhar com você uma música que foi muito importante para mim!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...