• Blockquote

    Mauris eu wisi. Ut ante ui, aliquet neccon non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris duis sed assa id mauris.

  • Viva a Juventude Socialista

    E Comunista!

  • Vicaris Vacanti Vestibulum

    Mauris eu wisi. Ut ante ui, aliquet neccon non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris duis sed assa id mauris.

  • Vicaris Vacanti Vestibulum

    Mauris eu wisi. Ut ante ui, aliquet neccon non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris duis sed assa id mauris.

  • Vicaris Vacanti Vestibulum

    Mauris eu wisi. Ut ante ui, aliquet neccon non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris duis sed assa id mauris.

  • Vicaris Vacanti Vestibulum

    Mauris eu wisi. Ut ante ui, aliquet neccon non, accumsan sit amet, lectus. Mauris et mauris duis sed assa id mauris.

Enquanto isso na UPE...

sábado, 31 de março de 2012

Hoje tem CinEscola!

sexta-feira, 30 de março de 2012
Hoje estarei participando do fórum CinEscola... infelizmente não vou ver o Show de Maria Rita... mas estarei em formação enquanto futura professora!

Veja o Cartaz abaixo:

Adicionar legenda

Caravana UNE Brasil+10

terça-feira, 27 de março de 2012
Imagem e notícia redigida pela União Nacional dos Estudantes
Onde você estará daqui a dez anos? Como será a estrutura social brasileira e quais serão as oportunidades de desenvolvimento para a juventude? Quais serão os avanços e desafios da educação pública e da sustentabilidade ambiental? A União Nacional dos Estudantes (UNE) resolveu qualificar ao máximo esse exercício de futurologia entre os dias 28 de março e 15 de maio, com a Caravana UNE Brasil+10. Entre os convidados para a jornada nos diversos estados estão nomes como o cientista Miguel Nicolelis, o escritor Fernando Moraes, o cineasta Silvio Tendler e o físico Ênio Candotti.

A Caravana UNE Brasil+10, sexta iniciativa de circulação nacional da UNE em seus 75 anos de vida, é co-realizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 estados (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).

Imaginando o Brasil possível em 2022, quando se completam 200 anos da Independência Nacional e 100 anos da Semana de Arte Moderna, a UNE leva uma maratona de atividades com grandes pensadores, cientistas, artistas, políticos e militantes do movimento social para debater e construir, junto aos estudantes, idéias e soluções para a próxima década. A Caravana deverá atingir um público total de 50 mil estudantes e se divide em quatro eixos fundamentais: educação, desenvolvimento, justiça social e justiça ambiental.

Entre os principais objetivos da Caravana está a produção de um diagnóstico participativo, junto a jovens de diferentes estados e realidades, que possa contribuir no debate e formulação de políticas públicas, ações do movimento social ou do terceiro setor para o desenvolvimento do Brasil nos próximos dez anos. Além disso, o resultado servirá de base para o Projeto “UNE Brasil Cidades 2012”, uma plataforma de reivindicações do movimento estudantil brasileiro a ser entregue para os candidatos a prefeito nas eleições do segundo semestre.

Roteiro:

28/03 – Brasília (DF): UNB
29/03 –Brasília (DF): UCB
03/04 – Porto Alegre (RS) UFRGS / PUC-RS
10/04 – Curitiba (PR): UFPR / PUC-PR
13/04 – Manaus (AM): UFAM / UNINORTE
16/04 – Belém (PA): UNAMA
17/04 – Belém (PA): UFPA
19/04 – Fortaleza (CE): Faculdades Integradas do Ceará (FIC)
20 /04 – Fortaleza (CE): UFC
23/04 - Natal (RN): UNP
24/04 – Natal (RN): UFRN
26/04 – Recife (PE): UNICAP
27/04 – Recife (PE): UFPE
03/05 – Belo Horizonte (MG): UFMG / PUC-MINAS
07/05 – Salvador (BA): Centro Universitário Jorge Amado (FJA)
08 /05 – Salvador (BA): UFBA
11/05 – Rio de Janeiro (RJ): UFRJ
12/05 – Rio de Janeiro (RJ): Universidade Castelo Branco (UCB)
15 /05 – São Paulo (SP): UNIP / USP

Divulgando...

Polícia vai endurecer durante protestos

Este ano, polícia registrou 538 manifestações na RMR. Agora, promete agilizar desobstrução de vias e prender quem resistir

Publicado pelo JC

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) será mais rígida na atuação durante os protestos em vias públicas. O anúncio foi feito pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, diante das manifestações e consequentes interdições de ruas e avenidas que têm acontecido na Região Metropolitana do Recife (RMR). Entre as ações prometidas estão a maior agilidade na desobstrução das áreas prejudicadas e a prisão de quem resistir. Desde o início do ano, 538 manifestações que impediram a circulação das pessoas foram registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) no Grande Recife.

A intensificação das ações da polícia é uma tentativa de impedir que a população fique refém de manifestantes. Por isso, a PM planeja evitar a queima de objetos, direcionar as manifestações que envolvem caminhadas para deixar livre uma ou mais faixas e negociar a desinterdição imediata da via pública quando não for possível prevenir a obstrução. Em caso de resistência dos manifestantes, o policiamento agirá para desinterditar as vias, usando o bom senso. Mas quando necessário, com o uso progressivo da força.

De acordo com o secretário Wilson Damázio, a atuação do Batalhão de Choque se faz necessária quando não há evolução nas negociações. "Nosso propósito não é prender, é desinterditar a via. Em caso de haver resistência, a polícia deve agir conforme manda a lei. O que queremos é disciplinar e evitar os excessos."

Damázio reconhece que as pessoas têm o direito de protestar, mas, para ele, não se pode admitir que essas manifestações sejam acompanhadas pela prática de infrações.

"Estamos preocupados com o avanço desses protestos, principalmente, quando incineram pneus e madeira, porque além de interromper o serviço de transporte público e de cargas, eles causam danos irreparáveis ao patrimônio, o desperdício de dinheiro público para conter o incêndio e expõem a vida das pessoas que estão passando", afirma. O Código Penal Brasileiro prevê uma série de punições a quem interdita as vias públicas ou o funcionamento do transporte público.

Atear fogo em pneus nas ruas e avenidas é crime de acordo com o Código Penal, que prevê reclusão de três a seis anos. Os manifestantes que insistirem na interdição estarão sujeitos a responder pelos crimes de resistência, desobediência, desacato à autoridade, crimes de impedir a circulação e de expor a perigo, impedir ou dificultar o funcionamento do transporte público. As penas variam de 15 dias a seis anos de reclusão.

Enquanto isso na Federal...

sexta-feira, 23 de março de 2012
Foto de Otávio Machado

Estudantes do curso de pedagogia e das licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco bateram o pé, cruzaram os braços e tiraram a roupa. Em um protesto bem humorado, os alunos levaram piscinas para o Centro de Educação pela climatização das ′saunas de aulas`. 

Com roupas de banho e ventiladores, os manifestantes percorreram as salas conquistando adeptos e exigindo a melhoria na infraestrutura do centro que, segundo os estudantes, há cinco anos não tem sequer bebedouros para os alunos. Para as 18h, está marcado um arrastão do calor. Os jovens saíram em passeata até a reitoria exigindo uma resposta dos gestores.

"As salas não têm ventilador, ar condicionado e ainda querem que a gente morra de sede. Começamos nosso ato de manhã e vamos até o final do dia. Se for preciso, faremos outras vezes. Não queremos prejudicar ninguém, mas do jeito que está não dá mais", alegou a universitária Suelen Duarte, no 9º período de Pedagogia.

Nos cartazes, menções engraçados das altas temperaturas no ambiente. "Moro num país tropical, abençoado por Deus e climatizado pelo capeta", "não sinto calor, meu corpo chora em forma de suor."


MUDANÇA

quinta-feira, 22 de março de 2012
Texto de Edson Marques

Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros livros.
Viva outros romances.
Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.
A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.
Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.
E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda !
Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não
vale a pena!

Semana Chico Science começa nesta terça. na Cultura

quarta-feira, 21 de março de 2012
O Memorial Chico Science promove a partir da terça-feira (20) a terceira edição da Semana Chico Science, no Recife. Este ano, o evento tem como tema "Banditismo por uma questão de classe: música e hacktivismo na cultura contemporânea". Haverá debates com a participação de profissionais que de alguma maneira inserem o assunto em seus trabalhos. O evento acontece na Livraria Cultura, sempre às 19h, no Bairro do Recife.

A Semana segue até o dia 23 e tem entrada gratuita. A curadoria do evento é de Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz. Entre os nomes confirmados para os debates, a jornalista Natália Viana (SP), o artista Lourival Cuquinha (PE) e o gerente de Cultura Digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriano Belisário.

No último dia, o público terá a oportunidade de participar de um workshop prático de culinária com degustação, coordenado pelo chef Danilo Lopez Martinez, embalado pela trilha sonora de Jabá Pureza e os Lanternistas Viajantes, no Memorial Chico Science. O encerramento da Semana Chico Science terá ainda shows de Trombonada e Rivotril, no Pátio de São Pedro, no Bairro do Recife, às 20h.

Programação

Lado A - Conversas & cantorias
Livraria Cultura - Rua Madre de Deus, 110, Bairro do Recife

20/03 – 19h - "Banditismo na contemporaneidade: cultura digital e novos territórios", com a jornalista Natália Viana (SP), o artista plástico Lourival Cuquinha (PE) e o gerente de Cultura Digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Adriano Belisário.
21/03 – 19h - "Periferia e Redes P2P", com integrante do grupo de rap Flagrante, Gil BV – MHHOB (PI), o produtor Musical DJ Jaloo (PA) e o artista Queops Negão (PE).
22/03 - 19h - "Cultura Digital e Espiritualidade: Banditismo por uma questão de classe", com fundador da Casa de Cultura Tainã, em Campinas (SP) TC Silva, o sócio-diretor da 3ecologias.net, empresa de Tecnologia da Informação (TI), Ricardo Ruiz Freire (PE) e o colaborador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), HD Mabuse (PE).

Lado B - Intervenções, Samba e Cozinha
Memorial Chico Science - Pátio de São Pedro, casa 21, Bairro de São José

23/03 - 15h às 17h - "Cozinha mangue futurista", com o chef Danilo Lopez Martinez. Trilha sonora: Jabá Pureza e os Lanternistas Viajantes e Jabá Pureza
23/03 - 20h – Show da Trombonada e Rivotrill, no Pátio de São Pedro.

Fonte: G1 PE

Respeito quem tem história!


Acredito que o título desta postagem já diz tudo sobre o que eu penso do Partido Comunista do Brasil, eu respeito quem tem história! Este ano ele completa seus 90 anos de luta e amor pelo povo Brasileiro. Embora ainda não seja filiada ao partido, dele guardo minha profunda admiração que vem dos tempos de criança que na escola se encantava com a história de luta de um povo contra um regime opressor... história esta que tem um casamento com a vida orgânica deste partido que estava em meio a essa luta e que dentre os seus 90 anos grande parte deles foi na clandestinidade.

Ontem tive o imenso prazer de estar presente na sessão solene da ALEPE em homenagem ao PC do B. Numa cerimônia que aconteceu as 18h 00min, o palco de ações/discussões políticas do Estado de Pernambuco virou palco da emoção do SER Comunista. Não há outra palavra para tentar resumir um sentimento pairou dentre tantos Comunistas e amigos se não dizer... EMOÇÃO!


Emoção a cada palavra proferida pelo Deputado Estadual Luciano Siqueira, a cada singela homenagem feita para aqueles que ajudaram a construir o partido (minha lembrança especial ao seu Zezinho que foi pra guerra do Araguaia e que não só ajudou como ainda ajuda a construir o PC do B) e a memorável rosa para aquela que esteve ao lado de um companheiro, guerreira, nos momentos brandos e nas épocas duras da clandestinidade, da opressão, da época da Ditadura!

A Emoção de ver a história no vídeo e ter a certeza de como o Partido embora antigo, num País onde mesmo nos tempos de democracia seja muito difícil manter firme uma legenda, continua jovem nas suas ações... na sua práxis cotidiana de incansavelmente lutar pela construção de um País Soberano com Desenvolvimento Social. E alimentar também um sonho possível de construir um Socialismo com  a cara do Brasil!

Portanto, deixo minha singela homenagem e agradecimento ao Partido que continua fazendo história levando a luta do povo nas redes e nas ruas para construir o nosso País!

Viva o Partido Comunista do Brasil!

Doce Ilha!

domingo, 18 de março de 2012
Ilha de Itamaracá

Eu sou tão feliz! Nesse mundo tão grande que Deus fez, existe um lugar que eu sinto como se fosse MEU. *-* Minha Ilha é linda demais, eu não sei na verdade onde ela mostra mais sua beleza, o pontal da praia de Jaguaribe, a praia do sossego, a pracinha da igreja do pilar, o forte Orange, vila velha, a parte que não é urbanizada que só tem a mata, muito linda inclusive, ou então a vista da ponte de Itamaracá/Itapissuma que você não sabe se olha pro céu ou pro mar! Me emociono toda hora qnd ando pelos "quintais da minha casa", pra MIM na minha Ilha tudo é poesia, e quando ando na avenida principal de jaguaribe eu lembro das procissões que acompanhava quando era criança e reconhecia de longe o chapéu do meu avô Zé Guedes; da casa antiga da minha Vó, de todos os detalhes, do pé de manga, do peixe frito, da laranja que meu avô comia com moqueca; dos carnavais antigos, que eu chorava pra que minha mãe não me obrigasse a acompanhar nenhum bloco; dos barzinhos que tocavam música da boa à noite, quando eu voltava da missa; da ciranda que Lia cantava e que ainda canta, mas que eu nem vejo mais. Pois é meus amigos, esse aqui é meu lugar, só aqui eu posso fechar os olhos, sentir cheiro de mato misturado com maresia e ter certeza, Itamaracá!

♫ Som da vez ♫

sábado, 17 de março de 2012
"Pode falar que eu não ligo,
Agora, amigo,
Eu tô em outra,
Eu tô ficando velha,
Eu tô ficando louca..."

Entre em Movimento por um planeta sustentável

quarta-feira, 14 de março de 2012

É preciso mudar hábitos para reduzir o impacto do nosso estilo de vida no planeta. Conscientes disso a ALEPE Socioambiental organizou um evento que vai reunir a família Pernambucana em torno de um único objetivo: Enfrentar os desafios da atualidade investindo em ações que resultem em um mundo melhor para todos!

CONCENTRAÇÃO : 7:00 HORAS EM FRENTE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
SAÍDA : 8:30 HORAS
INSCRIÇÃO GRATUITA:
2 KG DE ALIMENTOS VALEM UMA CAMISA ( LIMITADA A 800 UNIDADES)


LANÇAMENTO: ALEPE SOCIOAMBIENTAL
REALIZAÇÃO: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
ORGANIZAÇÃO : CICLO ADVENTURE. www.cicloadventure.com.br
MAIS INFORMAÇÕES : www.alepesocioambiental.com.br

Sistema tarifário e alternativas para melhoria do transporte urbano da Região Metropolitana do Recife

Fonte: UEP - Cândido Pinto

No início deste ano, muitas foram as mobilizações contra o aumento das passagens da Região Metropolitana do Recife. O aumento das tarifas é apenas um ponto, do amplo debate sobre a mobilidade urbana, que tanto é problematizada nas grandes cidades brasileiras. O Recife se encontra com graves problemas de mobilidade, visto pela falta de investimentos em infraestrutura e falta de qualidade no transporte coletivo. A pedida do povo é por mais atenção ao transporte público, e que tenha cada vez mais qualidade e seja acessível ao povo pernambucano.

Convocamos a todos para participarem conosco de um Reunião Pública na Assembléia Legislativa do estado, com pauta única: "Sistema tarifário e alternativas para melhoria do transporte urbano da Região Metropolitana do Recife”. Presença: Secretário das Cidades, Sr. Danilo Cabral

Quinta-feira, 15 de março de 2012, às 9h.
Reunião Pública na ALEPE; Rua da União, 439, Santo Amaro, Recife-PE.

Prefeitura do Recife oferece curso gratuito sobre cotidiano e costumes da cidade

domingo, 11 de março de 2012
Fonte: Blog de Jamildo

No mês do aniversário do Recife, a Casa do Carnaval, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, promove o curso Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação. A iniciativa acontece no período de 20 a 26 de março, das 13h30 às 16h30, no Pátio de São Pedro, Casa 52. Com aulas teóricas e práticas pelas ruas, becos e pátios do centro histórico, o curso pretende estimular um outro olhar a respeito da cidade, um Recife como lugar de práticas, representações, costumes e tradições em processo.

As inscrições gratuitas serão feitas na Casa do Carnaval, no período de 13 a 16 de março, no horário das 10h às 16h. Os interessados devem estar munidos de RG e CPF. O enfoque será nas reflexões em torno do cotidiano, da cultura e da memória. As festas, os rituais nos diferentes grupos sociais, os modos de viver, referências culturais e patrimoniais são alguns dos assuntos a serem abordados nas aulas.

O curso, que dispõe de 40 vagas, terá carga-horária total de 18 h/a e será ministrado pelos historiadores doutorandos Carlos André Moura (PPGH- UNICAMP) e Mário Ribeiro (PPGH- UFPE) e destina-se a estudantes do Ensino Médio, dos cursos técnicos e superiores das áreas de História, Turismo, Arquitetura, Pedagogia, Ciências Sociais, Relações Públicas e demais interessados.


Cronograma

Inscrições: de 13 a 16 de março, das 10h às 16 horas, na Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro, Casa 52)

20 e 21/03 Aulas teóricas – CASA DO CARNAVAL

22/03 Aula prática – VISITA TÉCNICA NO BAIRRO DO RECIFE E SANTO ANTÔNIO

23/03 – Aula teórica - CASA DO CARNAVAL

24/03 – VISITA TÉCNICA BECOS E PÁTIOS DE SÃO JOSÉ / BAIRRO DA BOA VISTA

26/03 AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO CURSO

Informações: 3355-3303/3302

Número de vagas limitado: 40


Roteiro Bairro do Recife: Shopping Paço Alfândega / Rua da Madre de Deus / Av. Marquês de Olinda / Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero) / Rua do Bom Jesus / Sinagoga Kahal Zur Israel / Museu à Céu Aberto / Torre Malakoffe / Praça do Arsenal da Marinha (Praça Artur Oscar) / Teatro Apolo.


Roteiro Bairro de Santo Antônio: Rua do Imperador / Igreja do Divino Espírito Santo / 1ª Residência do Conde Maurício de Nassau / Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano / Gabinete Real Português de Leitura / Complexo Franciscano de Santo Antônio (Museu de Arte Sacra e Capela Dourada) / Prédios do Jornal do Commercio e Folha da Manhã / Praça da República / Teatro de Santa Isabel e Palácio do Campo das Princesas.


Roteiro Bairro de São José: Pátio de São Pedro / Beco do Veado / Pátio do Terço / Beco do Sirigado / Pátio de São José do Ribamar / Mercado de São José / Beco do Marroquim / Pátio do Livramento.


Roteiro Bairro da Boa Vista: Rua Velha / Rua da Glória / Rua Leão Coroado / Mercado da Boa Vista / Pátio de Santa Cruz / Praça Maciel Pinheiro / Rua do Hospício / Faculdade de Direito do Recife / Rua da Aurora

Hoje... A Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Medo da Dialética!

A dialética é nada mais nada menos que um tipo de método, uma forma de diálogo que tem em sua essência a contradição e a contraposição confrontadas que levam a construção de novas idéias. Esta forma de método foi estudada e apresentada por Hegel e Marx, onde se tornou uma base para defender uma nova epistemologia de pensar a sociedade, o materialismo histórico dialético. É a matéria em dialógica com o psico-social, numa relação de confronto, oposições, choques na diversidade de situações construídas ao longo de uma historicidade, para assim explicar a realidade. Este tipo de método trás de caráter forte o pensar a sociedade através dos modelos econômicos que estão implementados. Foi dele que veio aflorar inquietudes sobre a relação Burguesia x Proletariado e as alternativas de superação que seria a construção da transição socialista para posteriore alcançar o Comunismo. Esse modo de pensar e atuar na sociedade foi sendo teorizado e consolidado ao longo de anos através da organização dos trabalhadores (as) e jovens na sua participação dentro de partidos, organizações e juventudes.

Em meados do século XXI venho me questionando sobre como os jovens vem debatendo e aplicando este modo de enxergar a sociedade. E minha conclusão hoje é que estes jovens estão com medo da dialética, o medo de disputar os espaços e as idéias... E este medo fica bem nítido dentro de espaços de representação do povo e nos espaços/fóruns de organizações de juventudes.

No primeiro espaço vemos o grito ovacionado pelos apartidaristas/independentes que vem crescendo e ultrapassando muros, onde ao meu entender em situações até conduzida de forma irresponsável. Não entenda, caro leitor, que aqui eu esteja querendo tolher os apartidários, porque não é isso. Acredito que se estamos numa sociedade democrática com pluralidade de opiniões é preciso respeitar a posição pessoal desde de que ela não venha a tolher a opinião do outro. Portanto, aqui apresento também a minha opinião que diverge da opinião deste grupo.

Os fatos decorrentes no Brasil sobre corrupção (por exemplo) que atingem tanto dos governos de direita quanto de esquerda faz exprimir um sentimento de desperança entre alguns brasileiros, algo que contribui para reverberar as posições e opiniões dos independentes/apartidários. Por outro lado isso não significa que todos os partidos concordam com tais práticas (inclusive os que fazem parte do governo). Pois para concorrer a uma eleição é preciso participar de um partido e até mesmo construir um forte coligação com aqueles que por hora apresentam pautas afins. Isso garante que alguns partidos, por exemplo os de esquerda nessa atual conjuntura, possam mostrar qual sua ideia e sua forma de gerir alguns locus (espaços) de política pública. E isso não significa que ele concorde com todas as práticas pessoais e/ou partidárias de outrem.

Participar dos espaços de poder é uma forma de buscar construir a sociedade, mesmo que o campo ainda assim não seja tão favorável. Pois esse campo de alguma maneira tem que ser iniciado e não é ficando do lado de fora que isso vai ser garantido. Mas nem todos tem essa compreensão e acham que estes tais partidos são os traidores do povo. Sei que tal afirmativa não procede, pois respeito todos aqueles partidos que disputam os espaços de governo para poder garantir que tenhamos um Brasil mais justo, Soberano e com Desenvolvimento Social. E condeno, discordo de todos os independentes/apartidários que numa posição muito confortável de levantar a crítica pela crítica se sobressaem no discurso, mas na prática nunca se colocam nos espaços para solucionar os problemas. Em outras palavras, eles não dão a cara pra bater assumindo os espaços de poder. Espaços estes que são necessários para propor verdadeiras mudanças para a sociedade Brasileira. Inclusive estes que tanto apontam e criticam tem responsabilidade com a Sociedade a partir do execício que é obrigatório para todos os Cidadãos Brasileiros, o voto! Logo é bom lembrar as estas pessoas que quem elege o Governo não são Entidade, organizações, juventudes... SÃO PESSOAS! Ou seja... Se alguém está no poder é porque ele teve maioria de votos no processo Eleitoral (a exemplo de Eduardo Campos foi eleito por 80% da população Pernambucana).

Muitas vezes que está acusando os outros por eleger governo A, B ou C pode ter sido um a ajudá-lo a se eleger. No entanto fica muito mais fácil apontar e culpar os outros! Esses outros que são aqueles que não tem medo de dizer quais suas posições e as defendem com convicção. Pois se por hora tal Governo não esteja em alguns pontos caminhando de forma coerente com aquilo que foi do seu projeto para a Sociedade, está no seu direito de cidadão também cobrá-lo pelas propostas feitas e não somente aceitar qualquer coisa que venha de forma distorcida! Portanto de maneira responsável existem em determinados momentos a necessidade de pressionar o Governo. Pois aprendi na luta cotidiana que quando algo vai caminhando por linhas tortas é com a pressão popular que faremos a gestão/governo caminhar para o lugar que acreditamos que seja mais justo não apenas para mim, mas para a sociedade Pernambucana!

Num segundo viés é notório a falta de confiança e desorganização de algumas juventudes, algo que é apresentado a partir de um processo histórico e que acaba dando margens aos discursos de independentes/apartidaristas. Digo recorrente de um processo histórico, pois não estamos mais na Ditadura e nem tampouco num governo que seja Neoliberal. Mas precisamos ter a clareza de que embora tenhamos avanços de estarmos num Governo de frente de esquerda, ainda temos muito a caminhar para construir o País dos nossos sonhos. Atualmente algumas juventudes apresentam suas fragilidades devido a falta de maturidade para aceitar as disputas internas e até mesmo a falta de compreensão de seu compromisso social enquanto organização. A divergência de opinião se faz importante numa sociedade plural para que assim possamos amadurecer idéias e ideais afim de construirmos uma sociedade democrática, justa e livre de todas as formas de opressão. Logo, é saudável e salutar o ato de divergir e se oportunizar a ouvir a opinião de outrem. Como é importante também compreender o papel de tais juventudes , não colocando acima delas por ventura os projetos pessoais. Dentro dos espaços de representação do povo elas devem honra-lo e respeita-lo afim de garantir a unidade de política. Bem como cumprir seu papel enquanto organização social para estar do lado do povo. Não cito aqui juventudes A, B ou C porque analiso isso como o papel de todas.

Por fim, acredito que é preciso refletir as atuações e opiniões dos jovens frente ao desenvolvimento da sociedade. Como também é de responsabilidade das juventudes politizar e organizar os jovens para este novo Brasil. E para isso se faz necessário ter respeito, maturidade, unidade política e organização para se fortalecer e disputar os espaços de representação do povo. Em outras palavras, para os que acreditam no materialismo histórico dialético, é não ter medo da dialética!

UFPE recebe importante evento sobre juventudes do País, o JUBRA

O JUBRA – Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira é um evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar que congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude. Um dos propósitos do evento é potencializar o fluxo de intercâmbios e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudem esta temática a partir de diferentes referenciais e campos do saber. Também a expectativa é que o JUBRA produza, em curto, médio e longo prazos, impactos na produção do conhecimento, e amplie a troca de experiências acerca das ações públicas e da sociedade civil no sentido de garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.

O Simpósio tem um público composto por pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciências sociais, ciências da saúde e saberes afins; bem como profissionais dos campos da saúde, assistência social e educação; profissionais de ONG’s, de fundações, de governo nos níveis municipal, estadual e federal e de associações da sociedade civil; lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros.
O Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) foi realizado pela primeira vez em outubro de 2004, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A iniciativa de realização partiu do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC).

Há muito já se almejava a vinda do evento para a região nordeste, tendo em vista a vocação migratória do evento que almeja garantir a diversidade das leituras sobre juventude, bem como o fortalecimento de redes regionais, em articulação nacional e internacional sobre a temática. A participação de pesquisadores/as da região na comissão nacional desde a primeira edição do evento era sempre apontada na plenária final do Simpósio como um forte elemento para a realização do evento na região. Agora é chegado o momento da UFPE recepcionar o JUBRA V, tarefa presidida pela Profa. Dra. Jaileila de Araújo Santos vinculada ao Departamento de Psicologia do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do CFCH.

O JUBRA V terá como temática “Territórios Interculturais de Juventude” e objetiva visibilizar as produções científicas sobre juventude em interface com as questões dos contextos rural, indígena, quilombos, dos atravessamentos da religião na produção das subjetividades juvenis, sem deixar de abranger as problematizações que constituem pauta (inter)nacional como as questões de cidadania (produção cultural, participação sociopolítica) e de ameaça à ela (baixa escolarização, envolvimento com drogas, situações de risco físico e psicossocial).

Para outras informações ------> AQUI

Fonte: Boletim do PROJUPE

Enquanto isso na UFPE... terá 2º Turno!

O quórum das Eleições do SINTUFEPE-SEÇÃO SINDICAL UFPE não foi atingindo (que seria de 50%) e haverá uma nova Eleição nos dias 29 e 30 de Março de 2012. Desta vez o processo Eleitoral não precisará de quórum mínimo, seguindo as normatizações do Estatuto da Entidade.

Paralelo a isso, haverá uma Assembléia Geral para Eleger os Delegados (as) do Congresso da FASUBRA (FEDERAÇÃO DE SINDICATOS DE TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS) no dia 22 de Março de 2012 as 9h 00min no Auditório do CCSA - UFPE. 

Então, você que é trabalhador da UFPE, Participe!

Vai entender...

Veja a lista de deputados que estão sob a mira da Lei da Ficha Limpa

quinta-feira, 8 de março de 2012
estadão.com.br

Em pouco mais de um ano de sua criação e passado o debate no Supremo Tribunal Federal sobre a sua constitucionalidade, a Lei da Ficha Limpa acumula vitórias. Recentemente, a Assembleia paulista aprovou a aplicação da lei para nomeações nos cargos de confiança nos três poderes do Estado.

Proposta apresentada pelo procurador-geral da Câmara sugere estender à Câmara a aplicação da lei para nomeação ou contratação de servidores fichas-sujas.

Uma proposta de resolução do Conselho Nacional de Justiçavisa a estender para todos os tribunais do País. Outro projeto de lei propõe regras mais rígidas para celebração de convênios entre ONGs e órgãos públicos. Como exigências, os dirigentes não tenham condenações judiciais.

A lei foi criada para impedir a candidatura de políticos que tenham condenação com grau colegiado ou que renunciaram a seus mandatos para não serem cassados. Atualmente, 32 deputados estão sob a mira da lei. O site Congresso em Foco fez um levantamento de todos os nomes.

Veja a relação abaixo:

Benício Tavares (PMDB-CE)

Bernardo Carli (PSDB-PR)

Carlão de Oliveira (RO)

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Cássio Taniguchi (DEM-PR)

Coriolano Sales (PSDB-BA)

Expedito Júnior (PSDB-RO)

Expedito Júnior (PSDB-RO)

Joaquim Roriz (PSC-DF)

João Pizzolatti (PP-SC)

José Borba (PP-PR)

José Carlos Gratz (PSL-ES)

Júnior Brunelli (sem partido, ex-PSC-DF)

Kaká Mendonça (PTB-RO)

Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM-DF)

Luiz Estevão (PMDB-DF)

Magda Mofatto (PTB-GO)

Marcelino Fraga (PMDB-ES)

Marcelo Miranda (PMDB-TO)

Marcos Donadon (PMDB-RO)

Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF)

Mário Calixto Filho (RO)

Marlon Donadon (PRB-RO)

Moreira Mendes (PSD-RO)

Natan Donadon (PMDB-RO)

Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM-DF)

Pedro Passos (PMDB-DF)

Severino Cavalcanti (PP-PE)

Silvernani Santos (RO)

Tatico (PTB-GO)

Teresa Surita (PMDB-RR)

Zé Gerardo (PMDB-CE)

Matéria do site do MSN

4 de Mar. de 2012

No dia do Aniversário o//


Obrigadinha a Lembrança de todos transmitidas através de mensagens via orkut, facebook, twitter e celular! São 24 aninhos bem vividos e felizes por estar de bem com a vida e cercada de carinho de todos os meus amigos e familiares!


Meu muito Obrigada a todos :*


Parabéns para Nós... Mulheres da Luta!



Aos poucos as mulheres vão mostrando que suas qualidades vão para além de ser a Dona de Casa, a mãe, a esposa dedicada. Elas mostram que essas funcionalidades são um véu histórico colocado numa sociedade que por hora Machista tolhiam das mulheres a oportunidade de estudar, constituir uma carreira e assim ter uma futuro promissor nos diversos segmentos que eram massivamente ocupados por homens.

Atualmente elas são gerentes, chefes de grandes empresas, ministras e já chegaram até a Presidência da Republica. Mesmo assim ainda enfrentam muitas dificuldades, barreiras causadas pelo preconceito entranhado na sociedade.

Preconceitos estes que são verdadeiros reflexos da metamorfose Capitalista perene. Um modelo de sociedade que através dos espaços de poder já questionou até o nível de QI / inteligência da mulher, através da biologia, para dizer que a mesma é inferior ao homem e assim justificar possíveis diferenças (como a salarial). Atualmente as professoras, por exemplo, ganham aproximadamente 1408 reais a menos que os professores. Porém relação de trabalho não tem haver com com ao debate biológico e de gênero, tem relação com as competências e habilidades de cada um para exercer tais funções. Este pequeno dado só é uma singela amostra de que ainda temos muita luta pela frente para alcançarmos de fato e por direito a emancipação feminina.

E para isso precisamos de novas Pagus, Olgas, Heleniras, Elzas, Loretas, Simones de Beauvouis e tantas outras mulheres a frente de seu tempo na luta para construir uma sociedade crítica, livre de opressões, emancipacionista e socialista.

Parabéns para Nós... Mulheres da Luta!

♫ Som da vez ♫

Na UFPE é... Tempo de Eleição!

Nos dias 07 e 08 de março de 2012, no horário das 08h00 às 20h00, ocorrerão as eleições do SINTUFEPE-SEÇÃO SINDICAL UFPE para uma gestão de 2012 / 2014. Foram inscritas 5 chapas! Neste processo Eleitoral o Resultado é proporcional. Em outras palavras, quanto mais votos uma das chapas tiver mais representantes terá na nova gestão do Sindicato.

 Depois postarei informações do resultado da eleição com sua devida 'proporcionalidade' :)

UJS convoca juventude para 16º Congresso ao ritmo de funk

quarta-feira, 7 de março de 2012
#NasRedesNasRuas é o lema e os meios de mobilização da União da Juventude Socialista (UJS) rumo ao 16º Congresso que acontecerá no Rio de Janeiro de 7 a 10 de junho. No dia 13 de março, a UJS organizará um dia nacional de mobilização para lançar oficialmente o tema do 16° Congresso da UJS.

"Sem tirar nenhum pé das ruas, nós queremos colocar as duas mãos na rede". Essa foi a explicação dada por André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), ao Vermelho, sobre os objetivos esperados com a campanha 'Nas Redes e nas Ruas, Lutando pelo Brasil dos nossos Sonhos'.



Fonte: Site Vermelho & Youtube

TV CONTEE PGM Janeiro/2012

sábado, 3 de março de 2012
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...