O JUBRA – Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira é um evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar que congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude. Um dos propósitos do evento é potencializar o fluxo de intercâmbios e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudem esta temática a partir de diferentes referenciais e campos do saber. Também a expectativa é que o JUBRA produza, em curto, médio e longo prazos, impactos na produção do conhecimento, e amplie a troca de experiências acerca das ações públicas e da sociedade civil no sentido de garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.
O Simpósio tem um público composto por pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciências sociais, ciências da saúde e saberes afins; bem como profissionais dos campos da saúde, assistência social e educação; profissionais de ONG’s, de fundações, de governo nos níveis municipal, estadual e federal e de associações da sociedade civil; lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros.
O Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) foi realizado pela primeira vez em outubro de 2004, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A iniciativa de realização partiu do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC).
Há muito já se almejava a vinda do evento para a região nordeste, tendo em vista a vocação migratória do evento que almeja garantir a diversidade das leituras sobre juventude, bem como o fortalecimento de redes regionais, em articulação nacional e internacional sobre a temática. A participação de pesquisadores/as da região na comissão nacional desde a primeira edição do evento era sempre apontada na plenária final do Simpósio como um forte elemento para a realização do evento na região. Agora é chegado o momento da UFPE recepcionar o JUBRA V, tarefa presidida pela Profa. Dra. Jaileila de Araújo Santos vinculada ao Departamento de Psicologia do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do CFCH.
O JUBRA V terá como temática “Territórios Interculturais de Juventude” e objetiva visibilizar as produções científicas sobre juventude em interface com as questões dos contextos rural, indígena, quilombos, dos atravessamentos da religião na produção das subjetividades juvenis, sem deixar de abranger as problematizações que constituem pauta (inter)nacional como as questões de cidadania (produção cultural, participação sociopolítica) e de ameaça à ela (baixa escolarização, envolvimento com drogas, situações de risco físico e psicossocial).
Para outras informações ------> AQUI
Fonte: Boletim do PROJUPE
0 comentários:
Postar um comentário