"As Técnicas Corporais" de Marcel Mauss*

quarta-feira, 18 de abril de 2012
*Esta escrita foi um trecho retirado de um relatório que produzi na disciplina de Cultura Popular da ESEF / UPE.


O texto de Marcel Mauss nos faz pensar em que tudo do qual estamos contextualizados nos remete ao que é proporcionado pela Cultura. Desta forma somos influenciados e influenciamos nosso meio numa relação nter-pessoal do cotidiano. Sem ela talvez não estivéssemos vivos, pois ela é construída e reconstruída sob nosso olhar e o olhar de outrem a partir das relações diárias. Podemos dizer que ela está diretamente e indiretamente interligada a cultura popular de um povo.

Para confirmar tais suposições, Marcel Mauss descreve fatos que aconteceram com ele relacionados à cultura em seu tempo, espaço vivenciado. Onde a natação foi um marco para trazer a discussão da forma de adentrar na água e como também num outro debate relacionando ao esporte (atletismo). Fica evidenciado que de acordo com a historicidade, que as técnicas feitas em sua época foram sendo superadas e compreendidas como equívocos para um bom desempenho das atividades em questão. Ou seja, passando assim por um processo evolutivo. Ele também trás a discussão de aspectos comportamentais que poderiam ser facilmente associados a Nacionalidade de um cidadão quando, por exemplo, pode-se diferenciar um Inglês de uma Francês por um simples ato de sentar.

A leitura do texto nos remete a perceber que a Cultura faz parte do cotidiano da sociedade e que por vezes, talvez, nem a percebemos devido a tal enraizamento camuflado. Neste contexto ela nos aparece enquanto nossa Identidade, porém não melhor ou superior a outrem. Pois cada qual tem seu valor histórico e retrata de forma singular as ações, comportamentos de cada ser que se insere e dialoga com a sociedade.

Vale muuuuito ler o texto!
Baixe o texto original << 'As técnicas Corporais de Marcel Mauss' >>

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...