Quando fui alfabetizada...

sábado, 28 de abril de 2012
Comecei aos 18... quase 19 anos! 

Nesta escola meus pais não tinham que visitar sempre para ver minhas notas e ouvir os elogios ou reclamações dos meus professores. Minhas provas não necessariamente tinham que ser escritas. Elas poderiam ser interpretadas, declamadas, apresentadas, gravadas, vivenciadas... enfim, criadas por mim em diálogo com meus  amigos, professores e o cotidiano! Elas não ficavam presas aos cálculos decorebas e nem a chamadas orais... Aprendi a aprender o que é a vida! 

Nesta escola aprendi a ler... ler um texto compreendendo o seu contexto, sua história, me imaginando nele e recriando ele! 

Nesta escola aprendi a falar... falar para um, para dois, para uma plateia inteira! Falar tudo que me inquieta e que me faz sentido falar, me compreendendo enquanto um ser de incompletude, porém ciente de seu papel para as transformações do Mundo! Sim, hoje sou senhora do mundo! Antes não, e esse antes não mais irá voltar! 

Hoje eu cresci... tenho meus 24 anos! Amadureci... e a cada dia mais me reinvento, me construo forte e valente sem perder a ternura e a amorosidade que em mim despertou quando compreendi o que estar na sociedade. Foram tantas gostosas reflexões sobre o que's, por que's, para que's e como's que finalmente fui alfabetizada na época em que frequentava a Universidade... Aprendi a ler, a escrever e a ser gente! Uma gente  que agora sim compreende uma Educação dentro e para além dos muros da Universidade... uma Educação para a vida! 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...