O modelo econômico capitalista é que dá certo!

sábado, 7 de abril de 2012
Dá certo para uma grande parte da riqueza ficar nas mãos de poucos! O capitalismo dá certo para que o trabalhador continue sendo um conformista que reproduz argumentos de que nada muda e que as coisas são assim e pronto! O capitalismo dá certo para que jovens não assumam sua rebeldia de buscar, de aprender, questionar, lutar e mudar! Ele serve também para instaurar a ignorância entre homens e mulheres numa perspectiva de que o sistema está ai há anos e nunca vai ser modificado! Utilizando esta ignorância, o Sistema manipula pessoas e consolida seu projeto fracassado, que oprime e exclui grande parte da população! Não é preciso ler Marx para compreender que o mundo é desigual, mas é preciso ter senso crítico para não se conformar com a desigualdade! Marx deixou documentado aquilo que está no nosso dia-a-dia e muitas vezes preferimos ignorá-lo! 

Há quem diga que independente de qual ideologia você tomar partido, nada vai adiantar se aqueles que detem o poder não quiser trabalhar para o povo!

Pode ser até uma verdade (a verdade de outrem!), mas para usar tal afirmativa no contexto da atualidade ela não condiz. Pois o sistema econômico / a sociedade em si não é um organismo desprovido de interesses, sem nenhum tipo de conflito. É um organismo de choque, conflito, disputa, de pura relação de poder. Existem os que querem a sociedade justa para seu "umbigo" e existem aqueles que querem uma sociedade mais justa para todos. Mesmo que tenhamos pessoas com perspectivas epistemológicas parecidas com as nossas, que estão em "posição de poder", não é fácil a tarefa da consolidação dos ideais. Porque não basta um pessoa  acreditar, mas um coletivo que esteja disposto a operar! Pois hoje ainda temos um ambiente desfavorável a construção dos tais ideais no âmbito do poder Federal. Em contrapartida, é preciso também que o povo tome a luta, perceba e se organize em torno da causa! Pois, como disse Marx, "Uma força material se propaga a partir das massas organizadas!" e como diria Paulo Freire "Mudar é difícil mas é possível".

Há quem diga também que agora, ao invés de ficar por aí gritando por algo utópico, as pessoas deveriam procurar se adaptar ao atual modelo existente ao mesmo tempo em que busca soluções de consciêntização e melhorias dos "buracos" que o atual sistema possui!

Posso dizer que não queremos tapar o sol com a peneira! Queremos uma mudança de sistema! As adaptações ao sistema, os proprios capitalistas já o fazem para sempre enganar o povo e maquear seu falido e fracasado modelo econônimo (ou de sucesso para aqueles que tem pensamento estreito ou que se deixam enganar pelo conformismo, pela desesperança!)

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina." Paulo Freire

Há quem possa não ser hoje socialista e comunista! Mas basta permita-se fazer o exercício da reflexão sobre o que é esperança, o modelo social do qual está inserido e seu papel na construção dele! E a resposta dessa essa reflexão a posteriore você encontrará.

Para compreender um pouco o mundo que acreditamos que pode ser construído, você não precisa ler somente Marx! Tem Gramsci, Michael Apple, Paulo Freire, dentre outros autores que não são necessariamente "partidários", mas trabalham numa perspectiva de analise crítica da Cultura e educação a partir de teorias fundamentadas na superação do modelo econômico e social Capitalista!

Por fim, se você não tem dúvida do seu papel social, tem esperança e ousadia para lutar contra esse tipo de modelo de sociedade, se acredita que é possível construir um Brasil Soberano, mais justo atrelado ao Desenvolvimento social... Pois bem, você também é socialista e Comunista!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...