Colônia de Férias

quinta-feira, 21 de julho de 2011
 Durante os dia 02 à 08 de julho de 2011 participei da Colônia de Férias de Camaragibe (um evento organizado pela Rumo Certo) que tem como objetivo proporcionar à crianças e adolescentes atividades de esporte e lazer durante a semana de férias. Todas as atividades são realizadas em escolas municipais de forma a atingir as diversas comunidades de Camaragibe. Há exatamente 10 anos isso vem sendo construído e a cada período envolvendo mais e mais as comunidades do local.

Já participei de 5 colônias e a cada período com novas histórias, novas idéias, novas equipes de trabalho e um a grande satisfação de estar proporcionando alegria à tantas crianças. Este ano fiquei na Escola Municipal Jardim Primavera! Colégio com boa estrutura, de fácil acesso (avenida principal) e com crianças com idade entre 6 à 14 anos (de muuuita energia)! Nossa equipe tinha como meta não só fazer atividades de lazer pelo lazer, mas também despertar na criança o seu papel social/seu projeto de futuro enquanto criança cidadã. Para isso conseguimos passar explorar a temática através de videos, música, teatro, entre outros. Não vou dizer que tudo lá foi muito fácil, que foram flores! Existiram algumas dificuldades que foram logo superadas ao longo da semana e acredito que o trabalho deu super certo!

O ultimo dia da Colônia foi excelente (o melhor)! Além da gincana e dança foi feita uma apresentação teatral das crianças e uma dos monitores. E teve também é claro... a capoeira! Peeeense como os meninos são loucos por capoeira e eu fico feliz por isso! Até porque é uma luta que faz parte da história/cultura de nossa gente brasileira! Antes da apresentação deles, no dia anterior, eu realizei com eles uma oficina desta luta. Nela foi exibido vídeo falando da história e os golpes. Foi debatido também todo o ritual de uma roda de capoeira, a musicalidade e realizamos algumas brincadeiras que ajudassem a executar alguns golpes desta luta (é claro)! 

Acredito que o nosso trabalho conseguiu plantar boas sementes no coração de cada um! Assim como posso dizer que aprendi um "bocado" com eles e com os colegas de trabalho (Tio Carlos e Tia Polly)!


"... Ei, tu vai sujar?
Vou não, posso não, quero não
Porque sou um cidadão!
Meu respeito deixa não!..."
Música cantada na Colônia 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...