Política de Juventude para o Desenvolvimento

sábado, 30 de julho de 2011
Neste ultimo período, o Brasil viveu um cenário onde diversas temáticas, antes pautadas exclusivamente pelos Movimentos Sociais, entraram em cena e passaram a ser integradas na agenda política do Governo. Foi em meio a esses 8 anos que a sociedade pode debater sobre Direitos Humanos, diversidade, mulher, políticas de juventude, por exemplo, de forma que pudesse contribuir no plano de metas e ações do Governo em exercício. Ao meu ver, isto foi algo muito bem aceito e positivo para a sociedade brasileira. Até porque  era a população e o "Estado" dialogando para construir ações de combate a violência contra a mulher, a homofobia, dentre outros. É bem verdade também que neste período tivemos alguns avanços, mas estamos cientes que ainda será necessário construir muito mais para conseguir reparar todo o abismo histórico - social ao qual foi legado a nossa pátria. Neste contexto, é de suma importância tecer alguns debates na sociedade, pois agora iniciamos um novo ciclo. Quero dizer que estamos em um novo estágio para construirmos um País soberano aliado ao Desenvolvimento social. E nessa construção que precisamos ter no centro do debate as políticas públicas para a juventude Brasileira!

Vivemos em meio a um bônus demográfico. Nós, jovens entre 15 e 29 anos, somos a maior população de jovens vista na história do Brasil. Tal quadro que deve ser modificado em 20 anos, já que vem caindo a taxa de natalidade brasileira. Isso me faz refletir na ideia de que preciso aproveitar esse momento para investir nesse potencial de crescimento e contribuir significativamente no desenvolvimento Nacional. Nós que fazemos parte da Maior Juventude organizada do País, União da Juventude Socialista - UJS, temos opinião e estamos participando de Conferências livres e etapas municipais da 2ª Conferência de Juventude cujo tema deste ano é " Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos". Na 1ª Conferência de Juventude fizemos valer o debate de algumas reividicações e agora queremos efetivá-las colocando o jovem como um elemento fundamental para o Desenvolvimento da Soberania Nacional.

A criação da Secretária Nacional de Juventude, do Conselho, do PROJOVEM e Conferências são algumas das ações necessárias para consolidar políticas voltadas para a juventude. Nesta 2ª Conferência é preciso também consolidar e construir novas ações. Como, por exemplo, levar o debate de defesa aos 10% do PIB  para a Educação. Assim como foi colocado pela juventude na Conferência de Educação e demais fóruns de participação do movimento estudantil por entender que é através da educação que poderemos formar jovens com pensamentos críticos e autônomos. Como também debater a regulamentação do PEC da juventude através da criação do Plano Nacional e estatuto da juventude, fortalecer a Secretaria Nacional de Juventude tendo a mesma um diálogo aberto com Entidade e movimentos que organizam a juventude, acesso a esporte e cultura, participação da juventude nos cenários da copa 2014 e Olimpíadas, políticas para redução de homicídios, fortalecer políticas de inclusão social, e tantos outros. É com estas perspectivas transformaremos nosso jovem País num País de jovens com mais direitos garantidos e com suas pautas no centro político das ações do Desenvolvimento Nacional. Então convido a todos que sejam jovens, até mesmo de coração, para participarem deste novo momento e juntos com todos os militantes da Gloriosa UJS, com a cara e ousadia juvenil, vamos fazer história na luta por uma Politica de juventude a serviço do povo, a serviço do País!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...