Globo Esporte conta a história de um torcedor do Santa que nasceu antes do clube

quarta-feira, 27 de julho de 2011
O aposentado Lauro Cerqueira completou 100 anos de vida no último janeiro, 83 dos quais dedicados a torcer pelo Santa Cruz. Mas ele não é um torcedor qualquer: também jogou no Arruda na década de 1930. A história desse ex-jogador e torcedor especial do Tricolor foi contada pelo Globo Esporte na edição desta sexta-feira (22).

“O bairro todo o conhece”, diz uma vizinha de Lauro Cerqueira, que mora em uma casa na rua Bom Conselho. Mesmo após completar um século de vida, o aposentado continua em boa forma e o coração vai bem. O segredo? Uma grande paixão na vida: um time em três cores chamado Santa Cruz.

Além de torcedor, ele chegou a ser jogador do Santa Cruz. “Joguei de 1930 a 1935. Jogava como amador. Nesse tempo, não havia profissionalismo e todo mundo era amador. Eu trabalhava, mas, no domingo, dia santo e feriado, eu ia jogar futebol no Santa Cruz”, relembra.

Lauro Cerqueira é mais velho até do que o Santa Cruz. O clube tricolor foi fundado em 1914, quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Mas, apenas aos 17, o aposentado escolheu o Santa Cruz como o time do coração. Ele explica o motivo de ter descartado o Sport e o Náutico, times que já existiam na época.

“O Sport e o Náutico não queriam de maneira nenhuma gente pobre, gente da minha cor. Como foi fundado para abranger todo o povo, sem racismo , eu escolhi o Santa como time, pois podia fazer parte dele. Por isso que ele hoje tem o nome ‘clube das multidões’ porque assim ele foi fundado, porque aceitava todo mundo. Todo mundo podia ser Santa Cruz, já nos outros clubes não podia ser assim. Escolhi o Santa Cruz e o Santa Cruz me escolheu também”, afirma.

Ele tem certeza de que o Santa Cruz vai conseguir sair da quarta divisão. “Isso acontece. As coisas na vida têm os lados bons e os lados precários. O Santa Cruz ficou nessa situação, mas agora é outro. É um Santa Cruz de amor, de coragem. O time evoluindo, cheio de vitórias. Tenho fé que o Santa Cruz chega na primeira divisão”, diz.

Lauro Cerqueira demonstra que está por dentro dos destaques do time atual. “O técnico é Zé Teodoro e o jogador principal tem Thiago Matias”, conta.

Por falar no zagueiro e capitão do Tricolor, o aposentado teve a chance de conhecê-lo pessoalmente. O cenário do encontro foi a loja da sede do Santa Cruz. “Estou achando uma maravilha, uma coisa muito bonita. Não conhecia não, é a primeira vez. Tudo em três cores, estou muito encantado”, diz.

Na ocasião, Thiago Matias fez uma promessa ao torcedor especial: “Já prometi que esse é o último ano que o Santa Cruz vai disputar essa Série D. Já foi campeão pernambucano, agora vamos buscar esse acesso. Vamos ir subindo até chegar em 2014 na primeira divisão e ser campeão. Melhor presente do centenário é ser campeão da Série A”.

O capitão do Tricolor deu um presente para Lauro Cerqueira: uma camisa do Santa Cruz. “Agradeço esse presente, a camisa do clube que eu adoro, sempre adorei e adorarei até quando vida tiver. Recebo com toda gratidão, com todo amor, toda amizade do grande capitão do Santa Cruz que é Tiago Matias”, agradece o aposentado.


Fiquem com a reportagem completa deste saudoso torcedor! Fiquei muito emocionada com a reportagem e ainda mais feliz de fazer parte dessa imensa família TRICOLOR! Família de um clube que é a voz da "massa" Pernambucana, voz das periferias, sem diferenças, sem preconceito! Um clube que nasceu nos braços do povo e viverá eterno em nosso corações!


Para acompanhar a reportagem passe um pouco o vídeo, ok! Beijos e Saudações Tricolor!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...