Educação que dialoga com a Cultura... Que dialoga com o Esporte, que dialoga com...

quinta-feira, 21 de julho de 2011
Nesta Semana li um texto escrito por Nilton Bobato, onde ele faz algumas considerações  sobre a relação do Plano Nacional de Educação com o debate de Cultura.

A realização da Conferência Nacional de Educação - CONAE - foi bastante relevante, tendo em vista que a sociedade pode dialogar na construção Plano Nacional de Educação - PNE - que irá nortear o País nos próximos 10 anos. Nós, do Movimento Estudantil, acreditamos que a educação é a chave norteadora para a emancipação da sociedade. É através dela que conseguiremos transformar a vida de tantos filhos da Pátria de forma que sejam capazes de se tornarem cidadãos autônomos e críticos. Mas sozinha, sem que haja uma conexão com elementos fundamentais na formação de nossa identidade popular, o PNE estaria negligenciando/negando parte desta construção social. É preciso criar uma relação direta com elementos, como a Cultura, para avançarmos na busca por uma Educação de qualidade a serviço da sociedade.

É bem verdade que não podemos desconsiderar a cultura como um elemento integrante do Processo Educacional Transformador. Afinal, somos de um País que do Norte ao Sul tem suas peculiaridades, crenças, tradições que marcaram sua história. Nosso País tem enraizado, respira, Cultura! E nós temos que manter essa identidade viva! Através da Educação ajudaremos a difundir a história do nosso País, as peculiaridades Regionais, os costumes e o dia-a-dia de nossas Comunidades. Será através dela e dos eixos encaminhados na Conferência de Cultura que vamos conseguir construir e fortalecer as bibliotecas nas Comunidades, incentivar também a participação do jovem no teatro, cinema, dança,... E assim ajudar na formação da leitura, interpretação e até mesmo no desenvolvimento da corporeidade (e por que não?!)

Por isso acredito que jamais devemos desconsiderar os debates feito não só na Conferência de Cultura, como também nas de esporte, juventude e saúde. Todos esses debates integrados ao PNE serão alicerces para que o nosso sonho de ter uma Educação que possa dialogar com o cotidiano de cada jovem, homens e mulheres de forma, que possa a sua formação cidadã, torne realidade! Como diria a Camarada Luciana Santos, vamos "Firme na Luta!" para disputar a opinião sobre o PNE e construir uma Nação Soberana aliada ao Desenvolvimento Social!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...